- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postado por
Tia Nati
em
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Olá Pessoal. Hoje vou trazer para vocês uma sequência didática bem legal para trabalhar a PRIMAVERA.
As propostas aqui são para crianças de 4 a 5 anos, mas você pode adaptar para sua turminha ok?
Segunda-feira:
Apresentar um poema bem primaveril para as crianças. Os poemas podem e DEVEM fazer parte do repertório da educação infantil. Trouxe dois para vocês:
As Borboletas - Vinicius de Moraes
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então...
Oh, que escuridão!
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então...
Oh, que escuridão!
Leilão de Jardim - Cecília Meireles
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Depois de apresentar o texto ou fazer a leitura você pode sugerir um levantamento de conhecimento. Pergunte para as crianças o que eles sabem sobre a primavera.
Terça-feira:
Se você for trabalhar com texto impresso, pode trabalhar um caça-palavras no texto.
Indique algumas palavras a serem encontradas, peça para as crianças circular ou até mesmo pintar.
Caso não for utilizar o texto impresso pode então retomar a leitura e fazer a escrita espontânea de algumas palavras relacionadas ao tema.
Quarta-feira:
Vamos dançar?
Trouxe como sugestão a música "Baile da primavera"- Marcelo Serralva. e "A borboleta e a lagarta" - Palavra Cantada.
Convide os alunos a escutar, depois crie juntamente com eles uma coreografia com o tema.
Para finalizar utilize a massinha como recurso. Peça para que as crianças modelem de acordo com a música.
Quinta-feira:
Observação da Natureza.
Acredito que a observação é primordial na Educação Infantil.
Se estivesse em sala de aula eu faria um passeio com as crianças em algum parque ou jardim. Mas como agora a realidade é outra (aulas remotas), você pode orientar os responsáveis a fazer este passeio com o aluno.
Peça para que observem as mudanças de características principais da PRIMAVERA, as flores, as cores, procure bichinhos de jardim.
Depois sugiro duas atividades:
A primeira é fazer uma aula ao vivo com as crianças pedindo para que cada uma conte um pouco sobre o que observou, viu, encontrou de diferente.
A segunda é registrar esta observação através de um desenho. Peça para que a criança desenhe o que viu.
Sexta-feira:
Para concluir a semana, trago a borboleta como atividade e lembrança.
Depois de trabalhar a semana toda, essa sim é uma lembrança com significado e feita pelas mão deles
Ela é bem fácil de fazer e você pode colar um palito para virar palitoche ou amarrar um barbante para a criança brincar.
Eu fiz um post completinho lá no Instagram ensinando a fazer essa linda borboleta.
Lembrando que as atividades aqui propostas são facilmente adaptadas para crianças maiores ou menores. Você pode usar as sugestões daqui como base para montar sua própria sequência
Se você tiver alguma dúvida pode me mandar uma mensagem lá no insta @prof_nati
Beijinhos, Nati!😘😘
Comentários
Postar um comentário